O Google PageSpeed é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google que ajuda a avaliar a velocidade e o desempenho de um site na web. Ele analisa o site e fornece sugestões para melhorar a velocidade de carregamento, otimizar a experiência do usuário e aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa do Google.
Através das suas métricas, o PageSpeed avalia vários fatores, como tempo de resposta do servidor, tamanho das imagens, compressão de arquivos, utilização de cache, entre outros. Ele gera um relatório detalhado, com pontuações para diferentes aspectos do desempenho do site, além de sugestões de otimização específicas.
Ao seguir as sugestões de otimização do PageSpeed, os desenvolvedores e proprietários de sites podem melhorar a velocidade de carregamento, o que pode levar a uma melhor experiência de utilizador e até mesmo melhorar o posicionamento do site nos resultados de pesquisa do Google.
Estas são as 6 métricas utilizadas por ele e o seu significado:
FCP (First Contentful Paint)
Mede o tempo que leva para a primeira parte do conteúdo da página ser exibida ao usuário. É uma métrica importante para avaliar a percepção do usuário em relação à velocidade da página.
LCP (Largest Contentful Paint)
Mede o tempo que leva para o maior elemento visível na área de exibição da página ser exibido ao usuário. É uma métrica importante para avaliar a velocidade de carregamento da página.
TBT (Total Blocking Time)
Mede o tempo total que um usuário passa esperando que a página fique interativa. É uma métrica importante para avaliar a interatividade do site.
CLS (Cumulative Layout Shift)
Mede a estabilidade visual da página, ou seja, a quantidade de mudanças inesperadas no layout da página. É uma métrica importante para avaliar a usabilidade do site.
FID (First Input Delay)
Mede o tempo que leva para o site responder ao primeiro clique do usuário. É uma métrica importante para avaliar a responsividade do site.
TTI (Time to Interactive)
Mede o tempo que leva para a página estar completamente interativa, ou seja, o tempo que leva para o usuário poder interagir com todos os elementos da página. É uma métrica importante para avaliar a usabilidade do site.
Estas métricas são usadas pelo Google PageSpeed para avaliar a qualidade de um site em termos de velocidade, interatividade e usabilidade, e fornecer sugestões para melhorar a experiência do visitante.